O Núcleo de Hip Hop (SMC/HIPHOP) é a pasta que executa demandas estabelecidas pelo Gabinete e a Coordenadoria de Programação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura (CPROG) de São Paulo, e tem como propósito a representação da cultura hip hop, na Administração Pública na cidade de São Paulo. 

A pasta visa representar o movimento Hip Hop e viabilizar políticas públicas, programas e ações de interesse da cultura hip hop, atendendo demandas de munícipes artistas e coletivos que apresentem propostas de implantação de projetos regionais.

O núcleo é responsável por executar a LEI Nº 13.924 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2004, que iniciou como “Semana do Hip Hop” em 2004, e atualmente chamado como “Mês do Hip Hop“, contemplou em 2022 mais de 1.300 artistas via edital de credenciamento público. 

O Programa Território Hip Hop, também é executado pelo núcleo, e tem o propósito de fomentar vivências para adolescentes acima de 12 anos, realizadas por artistas-educadores e coordenadores pedagógicos que promovem a inserção de artistas e os capacitam para adentrar à cultura hip hop, incentivando a participação em eventos e equipamentos culturais municipais de São Paulo.